Análise – Rótulos de Garrafa de Cerveja!

RÓTULOS

Sendo eles o principal meio de divulgação do produto, os rótulos carregam uma série de elementos que ajudam a passar as características de cada produto.

No Brasil, os rótulos estão presentes em diversas bebidas, principalmente nas aguardentes, que possuem diversos rótulos estilizados e com uma natureza bastante regional. Podemos até reconhecer que são projetos “amadores”, mas não podemos negar sua originalidade.

Os rótulos de cerveja não possuem essa originalidade regional, até porque sofrem influência das marcas européias, porém possuem características interessantes e que, baseadas nos métodos de vendas, procuram atingir o indivíduo de um forma prazerosa. Cada rótulo é direcionado para o determinado grupo consumidor e as opções gráficas acompanham essa segmentação.

Neste trabalho, estaremos analisando os rótulos das cervejas posicionadas ao lado e a forma como as informações estão organizadas dentro do espaço limitado que serve de suporte.

ANÁLISE

CORES

No que diz respeito as cores, a maioria dos rótulos usa as cores vermelha e dourado, duas cores que tem forte apelo comercial.

E a essas duas são acrescentadas cores que dão particularidade ao produto. É o caso da Antarctica que usa a cor azul de forma significativa, e da Bavária que usa o verde.

Notemos que o acréscimo de cor é muito mais presente nos rótulos populares, enquanto o outros são mais conservadores.

TIPOGRAFIA

As cervejas mais populares, como Brahma e Antarctica usam
tipos mais duros, sem serifa. E a asinatura utilizada é mais informal e disposta de forma alternativa: a Brahma distorce o tipo para que ele se adeque o listel, já a Antarctica posicionou seu logotipo na quarta parte superior do círculo.

A Bavaria, que também é um cerveja mais popular, tem um logotipo de natureza gótica, lembrando algumas cervejas européias e seu logotipo, apesar de estar no centro, é levemente inclinado e forma ascendente.

Já a Itaipava e a Skol, por estarem focadas em outro tipo de consumidor, utilizam fontes serifadas e mais tradicionais, e sua assinatura fica posicionado no centro do rótulo de forma equilibrada.

Todas acrescentam tipos script aos tipos institucionais, fazendo assim uma mistura agradável e eficiente.

FORMATO REDONDO

Todos os rótulos tem um formato redondo que centraliza o olhar para a marca, posicionada no centro. Mais uma vez, a Antarctica
foge ao padrão, a marca fica posicionada na parte superior, e o foco, ao invés de ser no nome, neste, é nos dois pingüins, que
são um meio de diferenciação do produto.

GRAFISMOS

Os grafismos a serem utilizados dependem do público consumidor e da forma como a imagem da cerveja é comercializada. Funcionam como elementos de apoio da cerveja
e também podem ser relativos a alguma propriedade única da cerveja.

Listras verticais – As listras ficam no plano de fundo do rótulo,
e aparecem nos rótulos com características mais tradicionais:
Skol e Itaipava.

Cevada – Os elementos visuais que remetem a cevada estão presentes
em todos os rótulos, e sempre acompanhando o formato redondo do
rótulo, seja parcialmente ou então formando um círculo completo.

Listel – É constante o uso de listel no rótulo para dar suporte a alguma informação, como a descrição do produto, que sempre aparece com destaque.

Cerveja – Utilizar elementos figurativos e tulipas, espuma, o amarelo
de cerveja, bolhas, etc… Esses elementos aparecem mais no rótulos
e cervejas mais populares.

Paisagens  A itaipava aproveita do fato de ser uma cerveja fabricada
em Petrópolis para usar a ilustração e uma paisagem serrana. Dessa
forma, passa ao consumidor o “clima” do produto.

Características Institucionais – Elementos muito próprios de cada cerveja são colocados para agregar valor. A Skol posicionou no alto
do círculo o logo da empresa que é muito utilizado na publicidade. A Antarctica colocou no meio do rótulo os dois pinguíns que são a muitos
anos os seus mascotes. Já a Itaipava, mais uma vez se refere a sua localização serrana, um selo da cervejaria é posicionado na parte
superior do rótulo. Vale resaltar que esses elementos ficam sempre posicionados em lugares de leitura privilegiada para que o consumidor receba a mensagem proposta.

PRODUTO

A descrição do produto (Cerveja Pilsen) está sempre posicionada dentro do círculo de base, por estar posicionado logo abaixo da marca ou então acompanhando a circunferência.

SLOGANS

Os rótulos utilizam slogans que são, na verdade, estratégias
de vendas, ou seja, o uso de uma frase impactante como forma
de atingir o indivíduo. Colocar frases como: “Gostosa como amizade” e “a cerveja que desce redondo” sempre em lugares de boa leitura, não tão distantes do centro do círculo.

INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS

As informações de composição e quantidade estão sempre presentes de forma que não interfiram na composição de forma significativa, elas tem um peso visual pequeno em relação ao todo.
Também estão presentes dados exigidos por orgãos reguladores.

CONCLUSÃO

Nota-se que os rótulos tem, de forma geral, dois caminhos a seguir: conservador ou popular. Eles espelham o perfil do público consumidor de forma bem evidente, seja nas cores, no elementos de apoio, tipografia, etc…

Em um mercado tão competitivo que se relaciona a um produto
tão apreciado no país, os rótulos ficam responsáveis em ser a real identidade do produto, as campanhas e estratégias publicitárias tem que saber desfrutar das propriedades e agregar valores, porém, os rótulos não são tão abertos a mudanças provocadas pela publicidade, com excessão de um ou outro elemento de
apoio que é posicionado no projeto.

O rótulo, com o passar do tempos, mudou a forma de apresentar as informações, mudaram as formas de impressão, agregou informações por razões comerciais, entre outras moificações, porém a sua real natureza permanece: ter a cara da marca.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s